Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

NOTÍCIAS

05/08/21

Os detalhes imperceptíveis de uma obra

Os detalhes imperceptíveis em uma obra pronta, mas que dão a ela funcionalidade e longevidade

Por Joyce Diehl

A obra está pronta, entregue, e os “louros” vão para o acabamento final, o projeto de interiores, a chamada decoração. Ninguém mais percebe, pelo menos como deveria, o trabalho que deu chegar até ali. São detalhes imperceptíveis em uma obra pronta, mas que dão a ela funcionalidade e longevidade. E que fazem a diferença entre aquele construtor indicado pelo amigo e uma construtora embasada na engenharia.

Comecemos pelos detalhes dos cuidados com a fundação, a base de toda obra. Já falamos aqui do levantamento altímetro, do estudo do solo, da boa discussão – e boa escolha -  sobre o projeto estrutural, os projetos complementares. E do tal gerenciamento de tudo isso, da compatibilidade de projetos à compatibilidade das equipes, o mapeamento de qualquer modificação acertada. Afinal, uma obra é feita de muitos: arquitetos, engenheiros, fornecedores, além de uma equipe unificada em um mesmo propósito: dar o seu melhor. 

Hoje falaremos dos detalhes, esses, imperceptíveis, mas imprescindíveis. Conversando com mestres de obra da Embraconi, nota-se certo orgulho de fazer parte de tudo isso. Um real trabalho de equipe, como envolvimento de todos. A aposta em cada profissional que demonstra interesse pela melhoria constante, pela busca pela excelência apontada. São eles, muitos com anos de trabalho no setor, que primeiro notam a diferenciação. Mostram, entusiasmados, cada uma delas. Sem falar da presença de engenheiros diariamente nas obras, checando cada detalhe, acompanhando cada passo, certificando cada fase delas. A verdadeira excelência reside ai, na busca incessante por melhorias.  

E esse será nosso assunto por aqui nessa e nas próximas matérias. E em nossas redes sociais além da evolução de casa obra, já que primamos pela transparência. Falaremos do uso de telas metálicas para reforço do acabamento das fachadas, do uso das telas plásticas para reforço dos acabamentos das paredes internas – ambas prevenindo fissuras e trincas indesejadas que, além de feias, trazem patologias indesejadas. Falaremos do uso de proteção extra para instalações -  de piso, como aquecimento; de parede, como refrigeração. Ou até do uso do laser desde as fundações, para começar a obra de forma correta, até a colocação das caixas para instalações elétricas – para que tomadas e interruptores para que estejam perfeitamente alinhados. Detalhes que só se nota depois da casa acabada e a tomada lá, mal instalada. Mas esses são só pontas de um iceberg que, como você já sabe, vemos apenas 1| 8 do todo dele. 

Parece pouco. Mas quem muda para uma casa nova não quer se incomodar com outra coisa que não seja aproveitar a nova fase. A Embraconi faz a sua parte.

Embraconi. Engenharia com excelência desde 2010.

 

Joyce Diehl, arquiteta especializada em branding, para a Embraconi