Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

NOTÍCIAS

01/12/20

Obras para uso comercial pedem maior atenção desde a sua concepção

 

Questão de liquidez: obras para uso comercial pedem maior atenção desde a sua concepção

Joyce Diehl

 

Um bom projeto deve levar em conta a rapidez da obra, que tem relação direta com liquidez da mesma, um termo usado em economia, mas que se encaixa perfeitamente no assunto.

Vamos por partes. Liquidez de uma obra comercial é a facilidade com que esse espaço pode ser convertido em meio de troca, ou seja, a facilidade com que ele pode ser convertido em retorno, em dinheiro. E aqui também deve ser levado em conta o valor de um imóvel frente a tão poucas alternativas de ganho.

Para quem quer construir  - e/ou investir -  em empreendimentos comerciais, devem ser levados em conta os gastos para que essa obra se transforme em ganhos -  ou seja, maior liquidez - e no tempo menor possível. E se for voltada para aluguel, levar em conta, ainda, a questão de manutenção, quesito primordial para a eficiência do negócio. Isso pede soluções de alta performance -  da concepção do projeto arquitetônico à obra finalizada, passando pelos projetos complementares  e materiais escolhidos - tanto no quesito eficiência de construção quanto no quesito manutenção.

Um bom projeto arquitetônico, por exemplo, vai definir - além de uma boa composição de áreas, abrindo leque de possibilidades e facilitando usos dos mais diversos - , materiais de fácil e/ou rápida execução, aligeirando a obra, e de fácil manutenção, minimizando gastos posteriores. Afinal, seja para uso próprio ou voltado para terceiros, de venda/compra ou aluguel, uma boa obra comercial deve ser enxuta e inteligente. Materiais como concreto aparente e estrutura metálica são bons exemplos de eficiência e rapidez de obra, enquanto instalações aparentes de água e energia e acabamentos específicos e de alto rendimento - como telhas ou telas metálicas, vidros temperados e outros -, trazem eficiência nos acabamentos e baixa manutenção, fator importante, como já vimos.

E nisso, a Embraconi vem se especializando cada vez mais, na procura de bons parceiros, de soluções rápidas e inteligentes – que se pode chamar de soluções off site (*),  tema para outra oportunidade  -  de obras com cada vez maior produtividade no canteiro de obras, com menos resíduos (leia-se desperdício de material) e menos perdas, seja de tempo ou de dinheiro, fatores imprescindíveis para quem quer investir em imóveis.

(*) Método de construção que pressupõe transferir atividades do canteiro de obra para as fábricas, trazendo redução substancial de ciclos, prazos na execução e custo global.

Joyce Diehl, arquiteta especializada em branding, para a Construtora Embraconi.