Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

NOTÍCIAS

11/10/22

A importância da escolha da mão de obra no resultado de uma construção

Muita gente não leva em conta, mas a escolha da mão de obra é de extrema importância para o andamento de uma obra – muitas vezes mais que de produtos.

Contar com uma mão de obra especializada na obra significa otimizar a utilização de técnicas e materiais para a construção. O que significa redução de custos e de tempo de entrega de cada etapa e, consequentemente, da obra como um todo.  E quanto mais especializada, maior é a garantia de que o resultado final seja de qualidade. Evita o retrabalho, os ajustes de última hora, a perda de material, de tempo. E de dinheiro.

Por outro lado, achar esse pessoal especializado está cada vez mais difícil – até raros, em relação a alguns serviços. Enquanto produtos e serviços tem uma atualização de performance de resultados rápidos, pautados na pesquisa e tecnologia à procura por melhorias, a especialização da mão de obra não segue na mesma rapidez. O que cria uma enorme defasagem no mercado, aumentando a disputa pela contratação.

Por outro lado, o mercado em alta dá ao não qualificado um status que não lhe compete, inflacionando o custo do serviço, mesmo sem ter o preparo adequado para tal. É sabido que tentar economizar com o custo da mão de obra pode resultar em serviços não adequados e/ou retrabalho  - e tudo que isso implica - durante ou até um bom tempo depois da obra entregue – caso de rachaduras nas paredes, infiltrações, entre outros, nem sempre óbvias.  O que soma pontos quanto à contratação de uma empresa consolidada e com garantias de um bom  contrato.

O fator humano em uma obra tem um peso nem sempre compreendido. Por um lado, tem-se todo o investimento direcionado à especialização de seus colaboradores. Por outro, parcerias bem firmadas com prestadores de serviço – essa pautada nas garantias que a empresa dá em termos dos processos bem feitos. E o melhor planejamento da obra, com a contratação destes serviços de confiança, nem sempre disponíveis. O que se intensifica conforme a obra vai chegando às etapas finais - e as expectativas que isso traz. Essa, sem dúvida, a parte mais difícil de administrar.

Embraconi. Engenharia com excelência desde 2010.

Joyce Diehl, arquiteta, para a Embraconi.