Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

NOTÍCIAS

10/11/21

A importância da engenharia nas escolhas de uma obra

Estar atento a inovações é sempre uma premissa para quem tem a excelência como foco.

Essa premissa pode ser atingida em várias frentes – das mais simples às mais complexas. Desde containers nas obras para uso como escritório e almoxarifado, além de banheiro químico (com banho) e armário para uso da equipe. Trazem organização, conforto, segurança e sustentabilidade, já que podem ser reutilizados em várias obras e de várias formas, por exemplo.O uso da estrutura metálica também é uma delas, já que substitui as estruturas mais pesadas de telhados e até pavimentos de forma mais limpa, organizada e rápida na obra. Mas pede planejamento e, muitas vezes, convencimento do cliente.

Mas como ir além, quando as escolhas não são apenas da construtora? Estar apto a tecnologias ainda pouco usadas – como novas modalidades de fechamento – como o steel frame, a tal construção seca, muito utilizada em outros países, não só para paredes internas, mas também externas e até coberturas, substituindo as pesadas e demoradas lajes. Ou telhas mais técnicas, mais resolvidas em termos de conforto térmico acústico, por exemplo, diminuindo os impactos de soluções menos inteligentes.

Para inovar, tem que estar aberto a novas soluções. Para propor – ao cliente, ao arquiteto – tem que entender do assunto, tem que se conhece o processo. Tem que pensar mais em termos de engenharia do que de construção civil. Tornar o canteiro de obra um lugar de escolhas mais assertivas, menos onerosas e mais técnicas. E fazer jus ao mote: engenharia com excelência. Essa é a ideia.

Embraconi. Engenharia com excelência desde 2010.

Joyce Diehl, arquiteta, para a Construtora Embraconi