Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

NOTÍCIAS

05/05/22

A busca por excelência: um case de sucesso!

A busca por excelência nos leva, muitas vezes, para caminhos bem complexos. Bem além do que foi especificado. Ou sonhado.

Por Joyce Diehl

Vejamos o exemplo do concreto, por exemplo. Base da maioria dos trabalhos de engenharia como grande componente das estruturas de obras de vários tipos e usos, ganha, a cada ano, mais espaço nos projetos. Especificado como “concreto aparente”, nada mais é que, em teoria, a ideia do concreto à vista, bruto, como se pode dizer. Ou seja: sem “acabamento” que o cubra, como reboco, pintura ou outro revestimento que se escolha.

E de onde vem isso? O brutalismo – o conceito de deixar os materiais brutos aparentes - ,  tem sua origem nas obras do arquiteto Le Corbusier no Pós Guerra, em meados de 1950, quando passou a explorar as possibilidades plásticas do concreto e o manteve aparente - o "béton brut", que pode ser traduzido como “concreto bruto” e origina o nome designativo do termo. O mestre criticava qualquer esforço artificial de ornamentação. Processo esse muito utilizado por arquitetos brasileiros como Oscar Niemeyer e Vilanova Artigas ainda nas décadas de 1960/70. E que hoje se consolida como grande símbolo da arquitetura contemporânea no Brasil.

Para entendermos em poucas palavras, temos ai dois conceitos diferentes, por vezes conflitantes, mas que na arquitetura se fundem em um só. E cabe a quem constrói dar ao material escolhido a cara que se espera dele, como proposto no projeto – o que pede um processo de engenharia por trás. Nesse caso em questão, onde se especificado era o concreto aparente ripado – ou seja: a fôrma do concreto feita de ripas de madeira, imprimindo no material toda a sua bela estética e toda a sua textura, veios, nós. E em uma grande área: 400m2 de concreto aparente ripado em uma só obra.

Para um bom resultado, muitos passos. A procura de um especialista – do como manter a força estrutural do concreto e trazer à tona a beleza do ripado, sem um avançar sobre o outro, estética sobre técnica. Achado este, o estudo do caso ainda de forma virtual, o envio de apostila para engenheiros e mestres de obra para entendimento do processo especifico, tirando suas dúvidas. Após, montagem de protótipo em obra, seguindo todo o protocolo pedido e fotografando todo o processo.

Seguiu-se a isso a visita do especialista à obra, com longa reunião com mestres e engenheiros para as últimas resoluções, estudando cada passo da obra onde o material seria usado. E posterior aprovação do resultado do protótipo, por todos os envolvidos, com levantamento de detalhes a serem melhorados. E não termina ai. Revisão de todas as ferragens, das instalações embutidas nelas, partindo dai para a montagem das fôrmas antes da concretagem – que se dará  por partes. 

Uns podem pensar “que trabalheira!”. Outros, como os integrantes da equipe Embraconi, mais um desafio e, com ele, muito aprendizado, a busca por melhores soluções, por melhores resultados. Busca da excelência, que é lema o que os move: engenharia com excelência.

Embraconi. Engenharia com excelência.

Joyce Diehl, arquiteta especializada em branding, para Embraconi.